Luzes de Natal exigem atenção redobrada para evitar acidentes e desperdício de energia
CEEE Equatorial reforça orientação durante o período de festas de final do ano
Com a chegada do fim de ano, ruas, casas e comércios começam a ganhar um brilho especial com as tradicionais luzes, pisca-piscas e enfeites natalinos. Entretanto, conforme alerta da CEEE Equatorial, é preciso ter alguns cuidados para passar com segurança e tranquilidade as festas de final de ano, evitando riscos. Para isso, algumas orientações são fundamentais para evitar acidentes envolvendo energia elétrica.
Durante esse período, por exemplo, o aumento no uso de pisca-piscas, extensões e equipamentos elétricos eleva o risco de sobrecargas e choques, principalmente quando os produtos não seguem normas de segurança ou são utilizados de forma inadequada. Por isso, a Equatorial reforça a importância de planejar a decoração natalina com responsabilidade, priorizando itens certificados e o uso correto das instalações elétricas.
Segundo o analista de Eficiência Energética da CEEE Equatorial, Jonatan Silva, escolhas simples fazem toda a diferença. “Optar por enfeites certificados e evitar improvisações são atitudes que protegem a instalação elétrica e garantem mais segurança para toda a família”, orienta.
Outro ponto de atenção são as crianças, que costumam se encantar com as luzes e cores das decorações. O mesmo vale para seus pets, que ficam expostos à tentação de brincar com adereços. Porém, o contato com fios expostos, tomadas ou enfeites danificados pode provocar acidentes graves. “A recomendação é manter os adornos fora do alcance dos pequenos e garantir a supervisão constante de um adulto, especialmente em ambientes internos”, alerta.
A Equatorial alerta ainda para situações que devem ser evitadas, como o uso de postes ou estruturas da rede elétrica para apoiar enfeites, a realização de emendas em fios e a utilização de produtos inadequados em áreas externas. Em caso de acidente com energia elétrica, a orientação é desligar imediatamente o disjuntor e acionar os serviços de emergência. “Com planejamento, atenção e escolhas seguras, é possível manter o espírito natalino aceso, aproveitando as celebrações com tranquilidade, economia e, principalmente, segurança”, conclui Jonatan.
Outras dicas:
- Opte por luzes de LED, que são até 80% mais eficientes que as lâmpadas incandescentes e têm maior durabilidade;
- Defina horários para acender e apagar as luzes, utilizando temporizadores ou sensores automáticos para evitar que fiquem ligadas durante o dia;
- Desligue os enfeites quando não houver ninguém em casa ou durante a madrugada;
- Evite sobrecarregar a rede elétrica com muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo;
- Revise as instalações elétricas e evite vazamentos de corrente, que aumentam o consumo e o risco de curtos-circuitos.
Fonte : Viviane Dreher | Criterio
