Araranguá Réveillon 2022 : prefeitura cancela programação após Estado publicar regramentos sobre eventos em espaços públicos

Réveillon no Brasil 2022

Araranguá Réveillon 2022 : prefeitura cancela programação após Estado publicar regramentos sobre eventos em espaços públicos

Araranguá Réveillon 2022 : prefeitura cancela queima de fogos nos balneários de Ilhas e Morro dos Conventos

Em uma nota assinada pelo prefeito Cesar Cesa, a Prefeitura de Araranguá confirmou na tarde de quinta-feira (02.12.21), o cancelamento da programação de Réveillon 2022 no município. A decisão aconteceu após a publicação de portaria do Governo de Santa Catarina que definiu regramentos para eventos em locais abertos.


COMUNICADO OFICIAL – CANCELAMENTO DO EVENTO DE RÉVEILLON 2022 EM ARARANGUÁ

A Administração Municipal de Araranguá, seguindo as determinações da portaria nº 1305, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no último dia 30, e seguindo o Decreto Estadual nº 1317 que prevê as regras para realização dos Eventos Seguros e outros protocolos, comunica a toda a população araranguaense que os eventos previstos para as comemorações alusivas ao Réveillon 2022, estão cancelados.

Embora a portaria permita que cada município decida pela realização ou não de eventos como o reveillon, ao mesmo tempo os inviabiliza, tendo em vista que seria impossível cumprir suas restrições que impõe o acesso máximo de 500 pessoas, a vistoria de cada uma delas com a comprovação de vacinação completa contra Covid-19, ou laudo negativo de exame contra covid de até 48h ou 72h, dependendo do tipo – e impedir que outras pessoas permaneçam no local.

O cancelamento dos eventos nas cidades circunvizinhas também acabaria atraindo pessoas em número elevado para os eventos realizados em nossos balneários, como estavam previstos. Lamentamos profundamente os cancelamentos, tendo em vista que já estávamos com toda a organização e programação encaminhadas.

Salientamos que mais do que a logística, o zelo e cuidados com a saúde dos araranguaenses nos faz tomar esta posição, já que a chegada da nova variante do vírus Covid 19 aumenta o estado de alerta para todo os brasileiros – e todos os números de Covid em nosso município aumentaram substancialmente nos últimos dias.

Esperamos que no próximo ano possamos realizar um evento grandioso e que juntos possamos confraternizar e comemorar um novo ano sem pandemia. Segue aqui nossa estima e desejo de um 2022 repleto de saúde e conquistas a todos os araranguaenses.

Cesar Antonio Cesar
Prefeito Municipal


Nota da Secretaria de Estado da Saúde (SES):

Em esclarecimento aos questionamentos de alguns órgãos de comunicação e publicações nas redes sociais, a portaria 1305, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no último dia 30, não proíbe a realização de quaisquer tipos de eventos em locais abertos por prefeituras ou entidades privadas, como festas de Réveillon, por exemplo.

O regramento apenas condensou uma série de documentos já publicados reforçando a obrigação de que organizadores e estabelecimentos sigam o protocolo de Evento Seguro, com a ampla divulgação de medidas preventivas à COVID-19 em todos os seus meios de comunicação.

O protocolo é regulamentado pelo decreto estadual 1371 e determina ações que todo organizador de eventos com previsão de 500 ou mais participantes deve adotar.

O plano de contingência deverá ser aprovado pelo município onde será realizado o evento. Em seguida, as autoridades municipais dão publicidade a todos os protocolos para a identificação de risco e quais as sugestões de ações a serem seguidas, contando com a parceria do Estado.

Cabe ao município definir como vai realizar essas regras, autorizar o evento em seu território, além de ter a obrigação de fiscalizá-lo. Da mesma forma, o município tem a prerrogativa de não autorizar o evento.

A determinação segue a política adotada desde o início da pandemia pela atual gestão, que é a de tomadas de decisões e responsabilidades compartilhadas entre Estado e Municípios.
Entre os regramentos previstos no protocolo Evento Seguro que obrigatoriamente deverão estar amplamente divulgados pelos organizadores estão:

– uso obrigatório de máscara;

– pessoas com 18 anos ou mais de idade, exigência de apresentação de comprovante de vacinação completa contra Covid-19 ou laudo contendo resultado “negativo, não reagente ou não detectado” de exame RT-qPCR nas últimas 72 horas ou de Pesquisa de Antígeno para SARS-Cov-2 nas últimas 48 horas.


No momento, algumas dicas:

  • Vacina, Sim! Vacinados estaremos protegidos e dificultando a propagação da Covid-19.
  • Evite frequentar lojas, restaurantes, eventos, casas noturnas, meios de hospedagem e locais que dispensam o comprovante vacinal.
  • Continue evitando aglomerações. Vamos manter o distanciamento e os cuidados como uso de máscara, uso de álcool gel 75° e higienização constante das mãos e objetos. Mantenha os cuidados!

Programação de Festas de Réveillon 2022 no Brasil : Fique atento sobre as condições para a realização do evento e das experiências anteriores daqueles que compraram os ingressos antecipados, principalmente na questão de reembolso ou de transferência do ingresso. Decretos municipais e estaduais podem interferir na realização dos eventos. Observe também se há protocolos em relação a Covid-19. A pandemia não passou! Mais : consulte se o evento possui alvará ou licença nos Órgãos públicos e acompanhe decretos municipais e estaduais além das falas do governador, secretários e prefeito.


Importante:

  • Se beber bebida alcóolica, não dirigir
  • Respeite as mulheres e as diferenças. Somos seres humanos.
  • Preserve os espaços públicos e de terceiros

Publicação com apoio do site Temporada Verão 2022