Dia Mundial do Macarrão
Segundo a consultoria Kantar WorldPanel, o macarrão está em 99,5% dos lares da região Sul
Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), divulga no Dia Mundial do Macarrão ( 25 de Outubro ), a segunda edição de um estudo realizado pela Kantar WorldPanel a respeito dos hábitos de consumo do alimento no país. De acordo com a pesquisa, a região Sul é responsável por 15,6% do volume total (1,208 milhão de toneladas) consumido em 2017, o que corresponde a 188,5 mil toneladas.
Segundo a análise, no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul o macarrão está presente em 99,5% dos lares, e a preferência por massas secas (tradicional, caseira, sêmola, integral, grano duro e com ovos) é a maior (74%), seguida do macarrão instantâneo, que representou 18% do mercado, e das massas frescas (recheadas, que necessitam de refrigeração), com 8%.
Assim como na primeira edição da pesquisa, que mostrou os formatos de macarrão preferidos pelo brasileiro e destacou o espaguete como o principal, o novo estudo analisou durante o ano de 2017 uma mostra de 11.300 lares que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões. No ranking nacional de consumo, Norte e Nordeste juntos apresentaram o maior índice de compra, responsável por 38,2% do volume de vendas; em seguida aparecem Sul (15,6%), Leste e interior do Rio de Janeiro (12,3%), Interior de São Paulo (10,3%), Grande São Paulo (10,2%), Grande Rio de Janeiro (7,4%) e, por fim, Centro-Oeste (6,1%).
Dia Mundial do Macarrão
Pode ser espaguete, penne, fusilli, talharim, conchiglione, farfalle, entre tantos outros formatos. Não importa qual o tipo ou a combinação do molho, uma coisa é certa: a famosa macarronada é um dos pratos mais tradicionais na mesa das famílias e ganhou uma data especial. O Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 25 de outubro de 1995 em Roma, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu os principais fabricantes em todo o mundo. O Brasil é o 3º maior produtor e consumidor mundial. Em 2017, o mercado brasileiro de massas alimentícias faturou mais de R$ 8,751 bilhões e foram consumidos 1,208 milhão de toneladas. Nosso consumo per capita é de 5,8 kg por ano.