Receita de Massa Gravatinha ao Pesto de Tomate Seco com Rúcula

Receita Gravatinha ao Pesto de Tomate Seco com Rucula

Receita de Massa Gravatinha ao Pesto de Tomate Seco com Rúcula

Ingredientes 
::: 1 embalagem de Gravatinha Com Ovos 
::: 1 xícara (chá) de azeite de oliva
::: 200g de tomate seco, picados
::: 2 dentes de alho, picados
::: 50g de nozes, picadas
::: queijo parmesão, ralado
::: 1 maço de rúcula
::: Sal
Modo de Preparo:
::: Comece preparando o pesto de tomate seco.
::: Leve ao liquidificador, o azeite, o tomate seco, o alho, as nozes e bata até envolver bem todos os ingredientes.
::: Acerte o sal e reserve.
::: Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.
::: Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique ‘al dente’, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
::: Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o pesto de tomate seco e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.
::: Polvilhe o queijo parmesão, acomode por cima as folhas de rúcula e sirva a seguir.
Informações nutricionais – total receita
::: Valor calórico | 3.703 kcal
::: Proteínas | 76,7g
::: Carboidratos | 432g
::: Gorduras | 198g
Informações nutricionais – por porção (aproximadamente 270g)
::: Valor calórico | 618 kcal
::: Proteínas | 13g
::: Carboidratos | 72g
::: Gorduras | 33g 
Mitos sobre o consumo de massas
::: Prato preferido do brasileiro, macarrão pode ser saboreado sem restrições e o melhor:
não engorda
O macarrão é um dos ingredientes mais versáteis existentes na culinária. Seus inúmeros cortes permitem combinações com diversos molhos, carnes e vegetais. Por ser tão popular na mesa do brasileiro a massa também está envolta em diversos mitos. Quem nunca ouviu dizer que macarrão engorda ? A nutricionista Priscila Rosa esclarece o que realmente é verdade.
Com certeza o mito mais difundido de todos é de que o macarrão engorda, por ser rico em carboidrato. Segundo a nutricionista na verdade não é a massa que engorda e sim a quantidade consumida e principalmente os acompanhamentos e molhos.
De acordo com Priscila quando este tipo de alimento é consumido nas quantidades adequadas para cada tipo de metabolismo e com molhos magros, como o ao sugo, de ervas ou com vegetais, o resultado é mais energia para o dia a dia. Ela lembra ainda que a recomendação diária de consumo de carboidratos indicada pelo Guia Alimentar para População Brasileira (divulgado pelo Ministério da Saúde) é de 5 a 6 porções.
O fato do macarrão não engordar já é uma boa notícia, melhor ainda é saber que as massas podem ajudar a emagrecer. “O macarrão faz com que o metabolismo fique mais ativo e com isso queime mais gorduras”, explica a nutricionista.
Para as mulheres que sofrem com a tão temida TPM mais uma notícia boa: o macarrão pode ajudar a liberar serotonina, substância química que age no cérebro gerando a sensação de bem-estar e tranquilizando os ânimos.
“O macarrão pode ser incluído em uma dieta balanceada. Além de molhos ‘leves’ a dica para não elevar o valor calórico e a quantidade de gorduras é escolher acompanhamentos nutritivos como um filé grelhado (frango, peixe e carne bovina magra) ou uma boa salada de folhas e vegetais”, finaliza Priscila.

Dia Mundial do Macarrão

Pode ser espaguete, penne, fusilli, talharim, conchiglione, farfalle, entre tantos outros formatos. Não importa qual o tipo ou a combinação do molho, uma coisa é certa: a famosa macarronada é um dos pratos mais tradicionais na mesa das famílias e ganhou uma data especial. O Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 25 de outubro de 1995 em Roma, durante o I World Pasta Congresso (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu os principais fabricantes em todo o mundo. O Brasil é o 3º maior produtor e consumidor mundial. Em 2017, o mercado brasileiro de massas alimentícias faturou mais de R$ 8,751 bilhões e foram consumidos 1,208 milhão de toneladas. Nosso consumo per capita é de 5,8 kg por ano.