Natal e Réveillon 2021 em Recife : prefeitura anuncia atrações virtuais e volantes

Verão Praia de Boa Viagem em Recife - Pernambuco Turismo
Verão Praia de Boa Viagem em Recife – Pernambuco Turismo

Natal e Réveillon 2021 em Recife : prefeitura anuncia atrações virtuais e volantes

Adaptadas em função da pandemia da Covid-19, as celebrações serão virtuais e volantes, com decoração no Recife Antigo e projeções de luzes em vários pontos da cidade na virada de ano

O Ciclo Natalino preparado pela Prefeitura do Recife vai espalhar alegria e luzes pela cidade e levar música até a casa dos recifenses, convidando a população a refletir, gestar e celebrar um novo tempo, mais solidário, luminoso e com esperança em dias melhores. 

Réveillon 2021 em Recife

Em vez dos tradicionais espetáculos de música e fogos de artifício na orla de Boa Viagem e em outros pontos da cidade, a festa de Réveillon 2021 em Recife vai ter que ser dentro de casa, para evitar a disseminação do vírus.

No lugar dos tradicionais fogos de artifício, o céu ganhará um show de luzes, que serão projetadas de cima de prédios localizados em pontos estratégicos da cidade para garantir visibilidade ao maior número possível de pessoas, da janela e da varanda de casa. A música está garantida para os recifenses. Para embalar o espetáculo luminoso, a Frei Caneca FM preparou uma trilha sonora, que será executada na frequência 101.5 FM à meia-noite. 

Luzes e decoração natalina

As luzes e cores da decoração de Natal estarão no Cais da Alfândega e na Avenida Rio Branco, que ganharão decoração toda suspensa e projeções de símbolos natalinos nas fachadas e árvores, convidando à contemplação à distância, para evitar aglomerações. A árvore de Natal ficará no Cais da Alfândega, com imagens de Jesus Cristo em destaque em cada uma das quatro faces, convidando à renovação da fé no porvir. 

O Ciclo Natalino deste ano será marcado por espetáculos artísticos realizados no Teatro do Parque, nos dias 19 e 20, fechados ao público, por questões de segurança sanitária, mas com transmissão pela internet. Também nos dias 19, 20 e no feriado natalino de 25 de dezembro, as tradicionais Freviocas ganham as ruas de todas as Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade, sob a alcunha festiva de Nataliocas, para semear alegria e celebrar as tradições da cultura popular referentes ao período, com a apresentação de pastoris.

Também acontecem de forma remota os tradicionais espetáculos  do Baile do Menino Deus e do Natal Para Sempre. O primeiro acontece de 23 a 26 de dezembro, com transmissão nas plataformas digitais e pela TV Globo no dia 26, às 14h, e o segundo será ao meio dia de 25 de dezembro, com transmissão pela TV Jornal. 

Com o tema Natal da solidariedade, a decoração irá colorir e desenhar as árvores e postes da Avenida Rio Branco e do Cais da Alfândega. 

Nas duas vias, projeções luminosas levarão os símbolos natalinos para fachadas e copas das árvores, imprimindo a magia do Natal sobre a malha urbana e a rotina da cidade para lembrar da urgência dos sentimentos evocados pela festa como a solidariedade e a esperança.

Como nos anos anteriores, a árvore de Natal ficará no Cais da Alfândega, a partir do dia 20, com quatro faces, unidas por esferas luminosas. Em cada face, a imagem de um Jesus Cristo ajoelhado, mãos em prece, se projetará para fora da estrutura, para chegar mais perto dos recifenses, em sintonia com os pedidos de renovação de esperanças, de fé e da chegada de tempos mais amorosos e compassivos.

Tubos de snow led vão adornar a árvore, criando a sensação de uma chuva de luzes caindo do céu. A árvore terá estrutura metálica. As figuras que ilustram a famosa cena do nascimento de Cristo serão feitas em policarbonato.